7 práticas para promoção de cargo nos dias de hoje

Entenda o que uma promoção de cargo precisa para acontecer do jeito certo e render frutos tanto à empresa quanto ao colaborador promovido.

Por Chawork 28 de Agosto de 2025 - Atualizado em 29 de Agosto de 2025 6 min. de leitura
Mulher corporativa celebrando e sorrindo enquanto trabalha no computador, usando óculos e roupa elegante, representando sucesso, inovação e profissionalismo.

Compartilhe:

A promoção de cargo é um dos momentos mais esperados na trajetória de um profissional, afinal, representa reconhecimento e um melhor salário, além de também representar melhores benefícios muitas vezes.

Mas, para o processo funcionar direito dentro de uma empresa, RH e líderes precisam pensá-lo com dedicação, definindo critérios para ele acontecer, como repassar novas responsabilidades ou funções mais amplas a um funcionário promovido etc.

Quer saber mais? Este artigo traz detalhes e dicas: acompanhe!

O que é promoção de cargo?

Quando um colaborador é promovido, seu desempenho, comprometimento e capacidade de agregar valor à empresa são formalmente reconhecidos e ele avança na carreira.

A empresa em que esse colaborador trabalha, portanto, mostra que acredita que ele esteja pronto para assumir novas responsabilidades – que geralmente vêm acompanhadas de mudanças, aumento salarial, maior autonomia e poder de decisão.

E seja vertical (promoção para cargo superior na hierarquia) ou horizontal (novas funções ou liderança de projetos sendo assumidas pelo colaborador, mesmo com ele permanecendo no mesmo nível hierárquico), a promoção não depende apenas de tempo de casa: cada vez mais, são considerados os resultados, as entregas, as habilidades comportamentais e o alinhamento do funcionário com a cultura organizacional, por exemplo.

Ou seja, para o colaborador, ser notado é importante, mas estar preparado é essencial.

Além disso, vale ressaltar: a promoção de cargo não influencia apenas quem está sendo promovido. Você entende no próximo tópico.

Quais os impactos da promoção de cargo dos colaboradores?

A promoção afeta a equipe do colaborador promovido como um todo e até outros setores da empresa. Quando bem feita, ela fortalece os vínculos profissionais, melhora o clima organizacional e inspira todo mundo a desenvolver habilidades.

Ver um colega crescer é perceber que o esforço vale a pena, então, a promoção, na maioria das vezes, gera uma onda positiva que se espalha pelo ambiente de trabalho, contribuindo para:

  • Fortalecimento da ideia de reconhecimento justo
  • Motivação e mais engajamento para todo o time
  • Ambiente de trabalho saudável
  • Retenção de talentos e redução de turnover
  • Mais produtividade e melhores resultados

Agora, se o processo for mal conduzido pela gestão e o RH, não tiver clareza ou acontecer de forma injusta, mesmo que sob ponto de vista dos funcionários, o efeito pode ser oposto e os impactos podem incluir desmotivação, insegurança, conflitos internos, prejuízos à saúde mental e ao desempenho.

Como fazer promoção de cargo corretamente? 7 práticas essenciais

Por parte dos líderes, gestores e RH, promover alguém da melhor maneira vai muito além de escolher quem merece “subir na hierarquia”: é preciso criar um processo estruturado, transparente e alinhado com a cultura da empresa.

Aqui estão as melhores práticas a serem seguidas por você se quiser fazer tudo acontecer nos conformes:

1. Tenha um planejamento e uma estrutura

Antes de promover, certifique-se de os colaboradores terem um plano de carreira bem definido e que o plano inclua detalhes sobre promoção de cargo: é essencial que a empresa estabeleça caminhos claros para o crescimento de cada colaborador.

Estruture as expectativas da promoção, pois todos devem saber exatamente o que é necessário para crescer na organização, e a empresa precisa saber o que monitorar e como preparar profissionais para novas oportunidades.

2. Defina critérios justos

A promoção precisa ser baseada em parâmetros claros, aplicáveis a todos e alinhados à cultura corporativa. Entre os critérios mais adotados para processos assim, estão:

  • Cumprimento ou superação de metas (desempenho consistente)
  • Competências técnicas necessárias
  • Habilidades comportamentais (soft skills)
  • Autonomia
  • Capacidade de assumir novas responsabilidades
  • Adesão às visões e aos valores da empresa
  • Potencial de desenvolvimento
  • Histórico ou iniciativas estratégicas

3. Alinhe a promoção às necessidades da organização a curto e longo prazo

O movimento atende aos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo? Resolve um gap de liderança ou habilidade? Prepara a empresa para o que está por vir? Faz sentido dentro do organograma?

Responda perguntas como essas para garantir o retorno desejado à corporação.

4. Avalie constantemente o desempenho dos profissionais

Dê feedbacks e faça reuniões one-on-one para manter uma espécie de análise constante de progresso de cada funcionário e seja a pessoa que vai lhes motivar, deixar seguros e orientar em relação ao que precisam desenvolver.

Dica extra: você também pode usar um hub de avaliações de desempenho de RH para sempre observar o progresso dos colaboradores dentro da sua empresa, identificando exatamente quem está pronto (profissionalmente e emocionalmente) para crescer.

Nas suas análises, considere tanto os resultados entregues quanto as habilidades comportamentais e, sempre que coletar dados sobre cada colaborador, converse com seu líder direto, envolvendo-o no processo para mais precisão, justiça e transparência.

O uso de ferramentas modernas também garante que as decisões sejam baseadas em informações concretas, não em opiniões subjetivas ou preferências, e isso evita decisões precipitadas e até conflitos.

5. Comunique-se com clareza

Manter a comunicação clara e constante é fundamental, já que os colaboradores precisam entender como funciona o processo de promoção interna e quais critérios são aplicados para que possam participar.

Quando as oportunidades de crescimento são divulgadas de forma transparente, a equipe se sente mais motivada e confiante no sistema, o que evita mal-entendidos e insatisfações.

6. Dê suporte ao colaborador promovido

Promover alguém é só o começo!

Para que a transição seja bem-sucedida, é importante oferecer treinamentos que desenvolvam as novas habilidades exigidas para o cargo e feedbacks regulares que aceleram a adaptação e aumentam a confiança do colaborador no exercício do que lhe foi atribuído.

Reconheça pessoas prontas para as mudanças e dê suporte profissional a elas imediatamente após a promoção, oferecendo, por exemplo, mentorias e treinamentos e pensando em upskilling e reskilling.

7. Finalmente, monitore resultados

Após o processo, acompanhe o impacto da promoção tanto na vida do colaborador quanto na estrutura e nos resultados da empresa.

Aliás, se você estiver usando uma plataforma de avaliações 360º como a recomendada no item 4 desta lista, só vai precisar manter o que já faz e agir no sentido de:

  • Fazer avaliações periódicas nos primeiros meses
  • Coletar de feedbacks internos (colegas, líderes etc.)
  • Realizar ajustes imediatos de processos ou responsabilidades, se necessários

Por quê? Pois os ajustes evitam que pequenos problemas se tornem obstáculos maiores para o desempenho do colaborador e para o funcionamento da equipe.

Então, pronto(a) para começar? Responsabilize-se por transições mais fluídas e assegure que sua empresa continue alcançando objetivos sem perdas de produtividade e de talentos.

Deixe seu comentário ou dúvida

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Você por dentro das últimas
novidades sobre vaga de emprego

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre tendências tecnológicas para gestão de
processos e assinaturas, técnicas de venda e mais.